Sono do Bebê: Dicas e detalhes sobre consultoria do sono infantil

Olá Meninas e Meninos!!

Estou aqui para falar um pouco de mais uma atividade que eu exerço que é a de Consultora do Sono Infantil, vou falar um pouco sobre a profissão e de como eu trabalho e também dar algumas DICAS sobre o sono do bebê.

A especialista em sono infantil, educa e dá apoio aos pais para que eles consigam ensinar o bebê a dormir – não há criança que não quer ou não gosta de dormir, ela simplesmente não sabe como fazer isso.

E como nós trabalhamos? A primeira etapa é uma consulta, que pode ser presencial (caso a pessoa seja de São Paulo) ou online. Esse encontro serve para entender a rotina do bebê, como ele nasceu, se ele já passou pela introdução alimentar, qual a atitude tomada pelos pais quando ele acorda, como ele dorme, quem ajuda em casa… enfim, o intuito é compreender toda a dinâmica familiar. Esse processo leva em torno de 1h30. E por que tudo isso? Porque precisamos entender se há algo além da criança não saber dormir.

Além disso, também explicamos a questão fisiológica (como os hormônios que são liberados enquanto o neném dorme), as fases do sono e a questão das sonecas. Depois dessa consulta inicial, há o chamado período de suporte. Encaminho uma rotina que os pais devem tentar seguir ao máximo – claro, dentro da realidade familiar de cada um. O ideal é que uma criança pequena durma por volta das 19hrs/20hrs, mas há aquelas que vão para cama meia noite. Por isso a importância de um plano de ação único e individual. Junto a esse arquivo com a rotina, alinho minha experiência na psicologia para enviar sugestões de atividades que estimulem determinada capacidade e tendo entender a estrutura psicológica da mãe e do pai dessa criança – aspectos extremamente importantes.

Com relação às mudanças propriamente ditas, normalmente nós mexemos na rotina diurna primeiro, especialmente no que diz respeito às sonecas.  Qualquer dúvida/dificuldade que vá surgindo no meio da caminho, eu fico à disposição pelo WhatsApp para dar o suporte necessário.

O diferencial desse trabalho é a valorização da individualidade (entendemos que cada bebê é único e leva uma vida diferente da de outros bebês) e o fato de não deixá-lo sozinho: a criança vai chorar, afinal, está sentindo desconforto, mas não o fará sozinho, desacompanhado. A mãe ou o pai estará ao seu lado para acolhê-lo.

O grande objetivo da consultoria de sono é oferecer qualidade de vida aos pais e ao bebê – nós sabemos o quanto a privação de sono é prejudicial para todos. Quanto menos esses pais dormem, menos têm vontade de interagir com a criança, pois estão cansados e frustrados.

Dicas:

1. Esgote a energia da criança: com brincadeiras, atividades;

2. Ritual noturno: banho e berço ou cama;

3. Fazer massagem: caso a criança goste;

4. Poder da água: banho para relaxar, o papai pode entrar nessa rotina;

5. Cuidar da higiene: bucal, banho, pijama ou roupa de dormir;

6. Dar boa noite à todos;

7. Cantar: canções de ninar;

8. Objeto de apego: uma naninha, ou brinquedinho;

9. Cuidar da alimentação durante o dia: criança bem alimentada durante o dia faz com que os despertares noturnos diminuam;

10. Verificar o conforto do bebê;

11. E finalmente uma boa rotina para o dia e para noite.

Espero poder te ajudado de alguma forma, caso vocês tenham alguma dúvida deixem aqui nos comentários.

Até a próxima.

Bjs

Amanda Pascoal

Psicóloga – CRP: 06/93868

Consultora de Amamentação

Consultora do Sono Infantil

Tel: (11) 3462-3227

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s