Aborto: Curetagem x AMIU

Uma das diversas coisas que aprendi ao longo dessa dura jornada foi sobre os procedimentos pós aborto, o chamado aborto retido. Atualmente, existe duas formas de realizar a limpeza uterina para o aborto retido: curetagem e AMIU, e hoje explicarei a diferença entre esses procedimentos.

CURETAGEM 

A Curetagem é um procedimento cirúrgico realizado em hospital para remoção de restos fetais, e um dos principais instrumentos utilizado pelo médico é a cureta, utilizada para uma raspagem do útero pelo médico. Antes de iniciar o procedimento, é necessário que seja realizado a dilatação do colo do útero para que o médico tenha acesso ao útero.

Trata-se de um procedimento simples e rápido, onde a paciente é submetida a uma anestesia (que pode ser geral, rack ou peridural). Após o procedimento a paciente pode ter um sangramento leve, que se assemelha a uma menstruação.Os médicos costumam solicitar um repouso nas primeiras 24/48 horas, e suspensão de relação sexual por um período, a fim de que o útero esteja recuperado.

AMIU – Aspiração Manual Intrauterina 

A AMIU é um procedimento bem parecido com a curetagem, também é um procedimento realizado em hospital para a limpeza do úter após aborto retido, diferenciando-se apenas pelo instrumento, que ao invés da cureta é utilizado um aspirador a vácuo, que remove todo o conteúdo no uterino pela aspiração manual. Também é um procedimento simples e rápido, e a paciente é submetida a uma anestesia e pode ter um sangramento no pós operatório.

A grande diferença entre a AMIU e a CURETAGEM é que a AMIU tem menos risco de sinequias (cicatrizes/machucado) no útero, tendo em vista que aspira ao invés de raspar, por exemplo se a raspagem for excessiva pode causar algum dano ao útero, o que não é comum, mas pode acontecer.

A recuperação do pós cirurgico é igual a curetagem, ou seja, repouso nas primeiras 24/48 horas e abstinencia sexual por alguns dias (a critério do médico).

sad-young-woman-700x563-1

Fonte: http://madailygist.com/wp-content/uploads/2016/07/sad-young-woman-700×563-1.jpg

GRAVIDEZ PÓS AMIU ou CURETAGEM

Os médicos normalmente recomendam no mínimo um ciclo menstrual regular para que se retornar as tentantivas de engravidar, sendo que o médico avaliará as condições do útero e da própria paciente.

Lembro que os dois procedimentos são seguros, mas se puderem optar pela AMIU será melhor.

Espero ter esclarecido a diferença entre os dois procedimentos.

Tati

@Gravidezumsonho

Anúncios

One thought on “Aborto: Curetagem x AMIU

  1. Adriely diz:

    Acabo de passar pelo procedimento com AMIU, e realmente é mto rápido, não senti dor alguma após o procedimento já sem a anestesia, sangrei só no dia após o procedimento, no outro dia não saiu nada, o médico e ótimo! ! Tanto q ele é quem passou um remédio que iria fazer com que o útero contraisse e provocasse um pequeno sangramento para garantir que não terá mais nada do aborto retido.. e já deixando marcado o retorno no consultório. .com o AMIU me trouxe mais tranquilidade, não sendo necessário um tempo longo para tentar uma nova gravidez.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s