Nova Gravidez após uma perda

Mãe de Anjo é uma missão super difícil, e retomar a vida e engravidar novamente é algo natural, mas como será a nova gravidez após a perda gestacional?

A nova gravidez é um misto de alegria, lembranças e medo, afinal um filho será sempre um filho, e o filho perdido será sempre lembrado. Além disso, a mamãe também recorda dos momentos de dor da perda anterior, o que pode lhe causar medo e preocupações.

Lógico que a alegria deve ser maior que o medo, mas o medo vai sempre existir, por isso é de suma importância que a mamãe esteja bem amparada, com médicos de confiança e, se possível, com tratamento psicológico. Um medico de confiança poderá trazer calma para a mamãe, confiança que ela está sendo bem acompanhada (eu por exemplo, faço Ultrassom a cada 10 dias) e que toda e qualquer alteração durante a gestação poderá ser solucionada pelos médicos.  Já o tratamento psicologico irá ajudar a manter o passado no passado e fazer com que se viva de forma leve no presente, lógico que não se pode esquecer o passado, mas o que não pode é reviver o passado, o passado pode e sempre será lembrado.

baby_child_wings_angel_25665_3840x2400

O passado deve ser respeitado pela mamãe, papai, familiares, amigos e até mesmo pelos médicos. A mamãe deve ter seus sentimentos respeitados, sendo que os amigos e familiares não podem fingir que nada aconteceu, e que a mamãe não tem motivo para temer, porque sim ela tem motivos para ter medo, mas esse medo não pode lhe dominar. O que os amigos e familiares devem fazer é estimular a mamãe e o papai a serem otimistas e que dessa vez tudo acontecerá de forma diferente, que dessa vez terá um final feliz.

Outra coisa que pode acontecer (e comigo isso já aconteceu algumas vezes) é confundir o nome do bebê desta gravidez com o bebê anjinho. E quando isso acontece, vem uma saudades, uma culpa desta confusão mental, afinal sabemos que cada filho é único, e nenhum filho substitui o outro. Por outro lado, essa confusão com nome mostra que o amor pelos dois filhos é gigante, e que ambos estão muito presente no coração da mamãe.

O mais importante é que a mamãe entenda que cada gravidez é única, e que cada filho é diferente do outro, e que mesmo com o medo a mamãe pode e deve ser feliz nesta nova gestação, sem se culpar pela sua felicidade.

2 thoughts on “Nova Gravidez após uma perda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s