Repouso durante a Gravidez

Como vocês sabem, a minha gestação é uma gestação de risco por causa da Insuficiência Istmo Cervical eu terei que permanecer de repouso durante a gestação.

Existe vários tipos de repouso: repouso absoluto, repouso relativo e repouso leve. Bom, cada pessoa entende de uma forma como é cada um desses repousos, por isso vou escrever um pouco sobre os repousos que eu já tive.

Quando eu descobri a IIC (Insuficiência Istmo Cervical) eu tive que permanecer de repouso absoluto no hospital, ou seja, eu não podia levantar do leito, eu  tomava banho no leito (as enfermeira me davam banho), o banheiro era pela comadre (o tal do peniquinho). Eu permaneci neste repouso por 10 dias, porque eu o meu colo estava dilatado e  estava com a bolsa protusa (bolsa no canal vaginal). Infelizmente, sai do repouso porque entrei em trabalho de parto precoce com 21 semanas de gestação e o meu anjo Lucca não sobreviveu (snif, snif).

Agora, nesta gestação do babyjamaica eu fiz a Cerclagem e pelo histórico (perda do Lucca), eu e a médica achamos melhor permanecer de repouso. Logo após a cerclagem eu fiz um repouso mais fortinho, eu só levantava para tomar banho, comer e ir banheiro, e o resto do dia permanecia deitada.

Após 10 dias da cerclagem, o meu repouso mudou, posso ficar sentada, levantar para tomar banho, ir ao banheiro, e posso caminhar pela casa, mas não posso permanecer muito tempo de pé. A médica até me liberou para ir em restaurantes e casas de amigos, desde que eu não suba escadas, não agache, não caminhe muito, e que eu permaneça sentada nesses locais. Ou seja, não posso ficar em pé em uma festa ou em qualquer outro lugar. Só posso ir aos lugares de carro, porque não posso ficar muito tempo em pé.

Lógico que o equilíbrio é muito importante, por exemplo, antes eu e o meu esposo saímos o final de semana inteiro, e durante a gestação (digo pós cerclagem) optamos por sair apenas um dia do final de semana.  Também tenho permanecido praticamente a tarde toda deitada, eu opto por ficar sentada apenas quando eu preciso fazer algo. Ressalto que a médica pediu para que ficasse sentada até para evitar trombose.

Repouso

Fonte: http://celulasmadre.secuvita.es/blog-celulas-madre/el-riesgo-de-depresin-comienza-en-el-tero

Por precaução permanecerei neste repouso, que na mina opinião é repouso leve, até o final da gestação, afinal eu poderei sair de casa, poderei ficar sentada, e sinceramente eu prefiro por cautela ficar assim mesmo, tentando evitar um repouso absoluto mais para frente. É claro que se o repouso absoluto for necessário e indicado pela médica, eu ficarei e ficarei sem chateação, afinal tudo pelo meu bebê.

Por isso, é muito importante que alinhe os detalhes do repouso com o médico, questionando o que pode e o que não pode ser feito.  Então, converse com o médico e bom repouso para nós.

Tati

Gravidezumsonho

10 thoughts on “Repouso durante a Gravidez

Deixe um comentário