IIC: Cerclagem Uterina

Como eu tenho Insuficiência Istmo Cervical (IIC) eu precisei realizar a cerclagem uterina nesta gestação para evitar prematuridade do babyjamaica, e vou explicar tudinho sobre cerclagem.

A cerclagem uterina é uma sutura (pontos) no colo do útero para evitar a dilatação precoce e o parto prematuro. A cerclagem uterina é indicada para quem tem insuficiência istmo cervical, para gestação de múltiplos (gêmeos, trigêmeos, …). Apenas para esclarecer a insuficiência istmo cervical é quando o colo do útero não suporta o peso do bebê e a mulher entra em trabalho de parto de forma precoce.

O procedimento da cerclagem é realizado em um hospital, normalmente com o uso de anestesia ráqui, podendo ou não associar com uma pequena sedação. Essa pequena cirurgia é realizada em gestantes, preferencialmente entre a 12° e a 16° semana de gestação, quando o peso do bebê ainda é baixo e o colo do útero ainda tem uma medida boa para 650_1200a realização do ponto.

Após a 16° semana de gestação é possível sim realizar a cerclagem, que normalmente é chamada de cerclagem de emergência, sendo que dependendo da situação do colo do útero existe o risco de perfurar a bolsa durante o procedimento. Lembrando que isso dependerá do tamanho do colo do útero, da idade gestacional e da experiência do médico ginecologista a realizar a cerclagem.

Na gestação do meu anjo Lucca, o meu médico obstetra da época disse que não seria possível realizar a cerclagem, porque minha bolsa estava protusa (a bolsa já tinha descido para o canal vaginal) com 20 semanas de gestação e qualquer procedimento poderia ser arriscado, e simplesmente me recomendou repouso absoluto (sim, não podia sair da cama para nada). E no final, a perda foi inevitável. Minha única dica é que sempre ouçam todas as possibilidades e sigam o coração de vocês.

 Voltando ao assunto cerclagem, há alguns métodos de cerclagem, tais como: ponto duplo, quando o tamanho do colo permite a realização de dois pontos; tem o ponto simples; tem o ponto; tem a cerclagem definitiva; tem a cerclagem abdominal.

A cerclagem definitiva é realizada antes da gestação e normalmente é indicada para mulheres que já tiveram perda gestacional com a cerclagem simples ou dupla. A cerclagem abdominal é indicada para as mulheres em que o colo do útero é bem curto, e não é possível a cerclagem simples ou dupla.

Como é a recuperação da cerclagem, normalmente, os médicos recomendam repouso inicial, uso de progesterona e muita água. O tipo e o tempo de repouso deve ser avaliado pelo médico de acordo com a condição clínica de cada paciente.

Espero que o conteúdo do texto seja  útil para vocês.

Beijos.

Tati

Gravidezumsonho.

Posted in: IIC

3 thoughts on “IIC: Cerclagem Uterina

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s